Instituto da Divulgação

“Revivendo a pureza primitiva da Boa Nova, o Espiritismo traz Jesus de volta às praças e ruas movimentadas do mundo, a fim de conviver com os padecimentos ultrizes que vergastam as multidões atônitas da atualidade.”
- Francisco Spinelli

O que é o Instituto da Divulgação?

O Instituto da Divulgação é uma área de suma importância na estrutura de funcionamento de uma Casa Espírita.

Cada Instituto, dentro das atribuições que lhes são peculiares, cumpre uma função específica, que integrada uma à outra, propicia diversos benefícios pela evangelização, assistência e promoção social , socorro espiritual, etc.

Compete ao Instituto da Divulgação tarefas relevantes concernentes à propagação do Espiritismo
.

Por que divulgar o Espiritismo?

Divulgar os ensinamentos espíritas ao público que voluntariamente procura a Casa Espírita é tarefa nobre, mas ir ao encontro daqueles que ainda não conhecem a Doutrina é tarefa fundamental. O Espiritismo é uma Doutrina que deve ser levada a todos.

“Não escutais já o ruído da tempestade que há de arrebatar o velho mundo e abismar no nada o conjunto das iniqüidades terrenas? Ah! bendizei o Senhor, vós que haveis posto a vossa fé na sua soberana justiça e que, novos apóstolos da crença revelada pelas proféticas vozes superiores, ides pregar o novo dogma da reencarnação e da elevação dos Espíritos, conforme tenham cumprido, bem ou mal, suas missões e suportado suas provas terrestres.

Não mais vos assusteis! As línguas de fogo estão sobre as vossas cabeças. Ó verdadeiros adeptos do Espiritismo!… sois os escolhidos de Deus! Ide e pregai a palavra divina. É chegada a hora em que deveis sacrificar à sua propagação os vossos hábitos, os vossos trabalhos, as vossas ocupações fúteis. Ide e pregai. Convosco estão os Espíritos elevados.” (Allan Kardec, O Evangelho segundo o Espiritismo, 113. ed., p. 312).

Quais são os objetivos do Instituto da Divulgação?

1 – Divulgar a Doutrina Espírita por todos os meios 2 – Formar trabalhadores especializados na divulgação do Espiritismo, por meio da aplicação de cursos sistematizados e pela vivência prática no trabalho 3 – Realizar campanhas e caravanas permanentes de divulgação da Doutrina Espírita 4 – Implantar trabalhos de Caravana Jesus no Lar 5 – Colaborar efetivamente com as campanhas de divulgação promovidas pela Federação Espírita Brasileira (https://www.febnet.org.br)

Quais atividades são realizadas?

As atividades práticas do Instituto da Divulgação são divididas nos seguintes núcleos:

1 – Núcleo Doutrinário
Palestras Externas e Consultoria Doutrinária

2 – Núcleo de Caravanas
Caravana Jesus no Lar e Caravana Jesus e Você

3 – Núcleo de Campanhas
Campanha Jesus e Você e Campanhas Educativas

4 – Núcleo de Imprensa Espírita

5 – Núcleo do Livro Espírita
b) – Bibliotroca
c) – Livraria
d) – Feira do Livro Espírita (FLE)
e) – Consórcio do Livro Espírita
f) – Clube do Livro Espírita

6 – Núcleo de Promoção de Eventos
a) – Seminários
b) – Simpósios
c) – Semanas Espíritas
d) – Congressos

7 – Núcleo de Audiovisual

8 – Núcleo de Artes

9 – Núcleo de Apoio

Formação de Trabalhadores

À Escola para Formação de Trabalhadores do Instituto da Divulgação compete a formação e especialização de trabalhadores para as inúmeras atividades do Instituto. Integra, em conjunto com as Escolas para Formação de Trabalhadores dos demais Institutos, o Ciclo de Especialização da Escola de Estudos Espíritas.