Instituto do Jovem

“Instruamos a juventude, esclareçamos sua inteligência, mas, antes de tudo, falemos ao seu coração, ensinemo-lhes a despojar-se das suas imperfeições. Lembremo-nos de que a sabedoria por excelência consiste em nos tornarmos melhores.”
- Léon Denis

O que é o Instituto do Jovem?

O Instituto do Jovem é um departamento da Casa Espírita que visa atender, evangelizar e acompanhar o jovem, a partir de 12 anos, assistindo-o em suas necessidades a, canalizando suas potencialidades para o bem, e, ao mesmo tempo, especializar trabalhadores que atuarão na Evangelização Juvenil.

Por que implantar esse Instituto na Casa Espírita?

Pela necessidade de prepararmos trabalhadores que cooperem com Jesus na sublime tarefa de Evangelização da Juventude;

Amparar o Jovem, clareando sua mente, enriquecendo seu coração e fortalecendo seu espírito para poder atender ao chamado do Cristo: – ‘Vem e segue-me.’

“No jovem, ainda é possível corrigir e compensar falhas e deficiências da infância […].

“Será indispensável, mesmo urgente, porém, lecionar a essa juventude tão rica de generosos pendores, tão enamorada de ardentes ideais quanto desordenada e inconsequente em suas diretrizes, e a quem escasseiam exemplos edificantes, lições enaltecedoras capazes de impulsioná-la, para a padronização do Bem […].” (Bezerra de Menezes, Tragédia de Santa Maria, 11. ed., p. 7).

Como pode ser organizado?

Veja abaixo o organograma do Instituto do Jovem:

E como trabalhar com os Jovens?

Os Núcleos de Trabalho constituem um setor especializado do Instituto do Jovem, com caráter pedagógico-doutrinário, responsável por agregar trabalhadores formados no Ciclo de Especialização para atuar junto ao jovem e por executar as diversas atividades práticas do Instituto. São eles:

1 – Mocidade
A Mocidade é o Núcleo de trabalho que irá atender, acompanhar e direcionar o jovem, a partir de 12 anos, nas atividades da Casa Espírita propondo em seu trabalho cursos doutrinários, programa da reforma íntima, atividades práticas e alegria cristã.

2 – Núcleo de Trabalho com o Jovem de Rua
Este Núcleo é responsável em desenvolver trabalhos de atendimento ao jovem de rua dentro dos princípios e metodologias espíritas, em perfeita sintonia com os demais programas de atendimento ao jovem, desenvolvidos pelo Instituto do Jovem.

3 – Núcleo de Apoio
É composto por grupos de apoio que dão suporte a toda organização e funcionamento do Instituto. São eles: Grupo de Apoio Doutrinários, Grupo de Prática, Grupo de Relações Fraternas, Grupo de Disciplina e Grupo de Alegria Cristã.

Quer saber como formar Evangelizadores de jovens?

É simples! O Instituto do Jovem conta com a Escola para Formação do Evangelizador de Jovens a qual compete a preparação e especialização de trabalhadores para as inúmeras atividades do Instituto.

Integra, em conjunto com as Escolas para Formação de Trabalhadores dos demais Institutos, o Ciclo de Especialização da Escola de Estudos Espíritas. Oferece cursos e atividades práticas para a formação e aperfeiçoamento dos trabalhadores que irão atuar na Mocidade e nos outros Núcleos de trabalho.

O currículo é estruturado em cursos do Núcelo Comum, cursos da Parte Diversificada e Parte Prática. São sequências curriculares que atendem a funções específicas executadas paralelamente, porém de maneira integrada. Veja a seguir o organograma do currículo do Evangelizador de jovens: